Coronavírus: brigada sanitária identifica 77 pessoas com sintomas gripais em João Pessoa – G1

Last Updated on July 13, 2020 by

Os diagnósticos foram feitos durante uma ação da prefeitura da capital, chamada de brigada sanitária, que tem a finalidade de tratar pessoas com sintomas de síndromes gripais, como a Covid-19, e de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

No primeiro dia de ação, 1.158 pessoas em 457 domicílios foram abordadas. Outras 78 pessoas com comorbidades serão monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além disso, foram identificados cinco focos de mosquito Aedes aegypti e três focos de roedores, que foram combatidos com aplicação de larvicidas e dedetização.

A brigada sanitária conta com a participação de aproximadamente 80 profissionais, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, profissionais da atenção básica e da vigilância ambiental e zoonoses.

Para o monitoramento, avaliação e diagnóstico estão sendo aplicados questionários para identificar pessoas com sintomas gripais ou comorbidades, ou seja, pessoas que sejam hipertensas, diabéticas, obesas, ou que tenham problemas cardíacos, que são pessoas que, se contaminadas com o coronavírus, têm a propensão de ter maior risco e evolução da doença.

Leave a Comment