Secretário de Saúde de Taquara esclarece transferência de pacientes para UTI de outros hospitais – Panorama

Last Updated on July 13, 2020 by

A transferência de pacientes internados no Hospital Bom Jesus (HBJ), de Taquara, para Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) de outras instituições hospitalares gerou questionamentos e apreensão entre a comunidade, que levou o assunto aos sites de redes sociais e aplicativos de conversa no decorrer da semana passada. Nesta segunda-feira (13), o secretário de Saúde do município, Vanderlei Petry, explicou o porquê das transferências, além de falar sobre o protocolo de atendimento, orientado pelo Estado. A entrevista foi transmitida, ao vivo, no programa Painel 1490, da Rádio Taquara.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Petry explicou que o que torna o HBJ referência no tratamento da Covid-19 é o fato da casa hospitalar contar com leitos de UTI com respiradores. Leitos estes, que podem e estão sendo usados para atender a outras situações não relacionadas ao novo coronavírus também. O secretário destacou que o hospital taquarense está apto para tal, e em pleno funcionamento. Segundo ele, o caso das transferências para outras casas hospitalares ocorre quando os pacientes necessitam de atendimento específico para alguma outra patologia, ou comorbidade – e sob avaliação da Central de Regulação do estado.

“Por exemplo, um paciente deu entrada no hospital de Taquara, com suspeita de Covid-19, ou positivo para o vírus, mas tem sérios problemas, disfunções hepáticas, sérios problemas de pulmão, enfisema, é fumante a vida inteira; então, além da Covid-19, tem todos esses problemas, ele não vai poder ficar numa UTI que não tenha toda essa estrutura de recursos humanos, de profissionais médicos para tratá-lo. Nesses casos, a Central de Regulação do estado avalia o caso e providencia um leito em um hospital que tenha todo esse suporte, a exemplo do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre”, destacou Petry.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O secretário falou que muitas das polêmicas, infelizmente, são de cunho político e/ ou ideológico, e que as pessoas deveriam se informar, ter responsabilidade antes de compartilhar opiniões e pautas, sem conhecimento de causa. Durante a entrevista, Petry também esclareceu situações, tais como as de óbito por Covid-19 e com Covid-19, e abordou outros assuntos relacionados à Saúde.

Confira a entrevista completa abaixo:

Prefeito Tito se manifesta sobre o assunto:

Na tarde desta segunda-feira (13), o prefeito Tito Lívio Jaeger Filho também se manifestou sobre o assunto, em seu perfil no Facebook. Entre outras coisas, destacou que “o hospital de Taquara, sim, está funcionando – e muito bem – e com várias melhorias como já não se via nos últimos 30 anos. O mandatário taquarense relatou ter conversado com uma amiga que avaliou que, na cidade, “infelizmente tem gente que parece que torce contra. Felizmente não é a maioria”, escreveu Tito.

Leave a Comment

×

Table of Contents